A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
29 de dezembro de 2011 as 22:01 / Agricultura

Reunião decide por “Decreto de Emergência”

Em reunião na manhã de quinta-feira, 29 de Dezembro, na Secretaria da Agricultura de Lagoa dos Três Cantos, com a presença do Vice-Prefeito Dionísio Pedro Wagner, Secretário da Agricultura Roque Elói Fath, Diretor de Meio Ambiente Aírton Scheffel, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Vilson Hübner, Presidente do Sindicato Rural de Não Me Toque que atende também aos três-cantenses Willibrordus Henricus van Lieshout, Gerentes da Cotrisoja Unidade de Lagoa dos Três Cantos Ricardo Durigon, Gerente da Cotrijal entreposto três-cantense Evandro de Oliveira e Silva e o Técnico Agropecuário da Emater Erivelton Gian Kreisig para análise da atual situação das lavouras no município atingidas pela estiagem que assola a região, chegou-se a conclusão que o momento é delicado, exigindo do poder público medidas que possam resultar em auxílio ao produtor.

Após levantamento de alguns números, chegou-se a conclusão que as perdas nas lavouras de milho já estão na casa de 80%, São 1,5 mil ha ocupados com a referida cultura, representando um prejuízo de cerca de R$ 3 milhões. A cultura da soja, cuja lavoura é de 8.700 ha, apresenta um prejuízo de 30% e a bacia leiteira já tem retrocesso de 35%.

De posse destas informações, o grupo reunido concluiu que o momento é de decretação imediata da "Situação de Emergência" em Lagoa dos Três Cantos.

A partir da decisão, uma vasta documentação com todos os dados referentes à extensão dos prejuízos até aqui, foi enviada à Porto Alegre para análise da Defesa Civil.

Conforme o Secretário da Agricultura Roque Elói Fath, na próxima segunda-feira os técnicos da Defesa Civil estarão no município para um levantamento. "A partir daí deverá ser homologado o decreto e nós estaremos aptos a receber os recursos estaduais ou federais de auxílio ao nosso produtor", disse.    


Notícias Semelhantes
Lagoa dos Três Cantos/RS
Rua Ervino Petry, 100 - CEP: 99495-000
Telefone: (54) 3392-1083/1084/1085
E-mail: pmltc@lagoa3cantos.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00